Sobre o autor

Poeta, para ser facilmente esquecido…

QUEM É MEDRADO?

Danton Medrado é autor, professor, anarquista e “cafeinômano” assumido. Natural de Cícero Dantas, no sertão baiano, (sobre)vive em São Paulo, onde fincou raízes, desde 1988, mas, sempre aquecido por sua paixão pela cultura nordestina. Iniciou sua trajetória como poeta com  o livro: ‘Uma canção para nóia’, com o qual fez sua estreia, e só bem depois, em 2011, enveredou-se pelos caminhos do conto e da crônica. Hoje tem 8 livros publicados, inclusive livro infantil, e alguns projetos de gaveta.

Medrado tem deixado sua marca no mundo literário. Humanista e ativista político, militou no movimento anarquista, especificamente na UGT-SP (União Geral dos Trabalhadores), no núcleo pró-COB-AIT (Confederação Operária Brasileira – Associação Internacional dos Trabalhadores), uma corrente anarco-sindicalista. Sua participação ativa durou até o final dos anos 90, quando o grupo foi “dissolvido”. Ao longo da década de 90, ele fundou e participou de diversos coletivos libertários e grupos pró-federação anarquista, mantendo-se sempre envolvido na atividade política.

Em agosto de 2000, encontrou inspiração nos anarquistas Ferrer, Proudhon, Reclus e Bakunin e foi iniciado na ARLS Construtores do Futuro 3233, do Grande Oriente do Brasil. Em 2006, ele foi escolhido para ser o Venerável Mestre da ARLS Unidos 3239.

Durante esse período, o autor foi laureado em vários concursos literários de poesia e contos, o que lhe rendeu indicações para Academias de Letras e Associações culturais. Atualmente, Danton Medrado divide seu tempo entre as salas de aula e palestras relacionadas à produção independente, ao mundo do livro e à cultura marginal, além de abordar temas como educação e anarquismo.

Sua dedicação incansável a essas áreas reflete sua paixão e compromisso em compartilhar conhecimento e promover ideias que desafiam os padrões estabelecidos.